Projeto Cultura

Localização
Endereço: Av.João Gualberto, 623 Edifício Delta
Bairro: ALTO DA GLÓRIA
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
E-mail: educulturasme@edu.curitiba.pr.gov.br

Arte das Unidades

PROFESSORAS JAQUELINE CUIN E SANDRA ELISA E O MOSAICO NA ESCOLA MUNICIPAL KÓ YAMAWAKI

(09/12) As professoras Jaqueline Cuin e Sandra Elisa, que frequentam os cursos do projeto Educultura, produziram com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Kó Yamawaki um lindo mosaico baseado em sambas de raiz que falam sobre o mar. Elas usaram a técnica de colar os azulejos sobre uma tela, o que permite que o mosaico seja confecionado em sala de aula e posteriormente (e tempo bom) aplicado no muro. Hoje que o sol saiu, eles foram aplicados nas paredes da escola.

STENCIL DO PROFº MARCELO DE OLIVEIRA SENRA

(30/11/2015) O Professor de arte Marcelo de Oliveira Senra à partir dos conhecimentos adquidos nos cursos de ampliação artistico cultural promovidos pela SME, desenvolveu na Escola Municipal Alberth Schweitzer e na Escola Estadual Tenente Sprenger onde tem seu segundo padrão, belíssimas atividades de grafitagem, especificamente de Stencil sobre azulejo. O Stencil é uma técnica onde a grafitagem é feita com spray através de um molde cortado de forma artesanal com tesoura ou estilete. O resultado remete aos quadros da Arte POP norte americana dos anos 50, 60 e 70, onde os ícones populares eram o tema.

PEÇA SHERAZADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

(11/11/2015) O projeto Arte por Toda Parte / Educultura levou 80 apresentações da peça de teatro de bonecos Sherazade as escolas municipais. Aproximadamente 10.000 crianças assistiram o espetáculo nas escolas: Eny Caldeira –Boa Vista, João Stival, Darcy Ribeiro , Jornalista Alves Da Cruz, Erico Verissimo , Cei José Lamartine, Mirazinha Braga, Batel, Paranaguá , Jaguariaíva, Jornalista Cláudio Abramo, Nova Esperança, Cei Prof. Tereza Matsumoto, Presidente Pedrosa, Prof Nansyr Cecato, Vila Zanon, Prefeito Omar Sabbag e Miguel Krug.

A peça foi apresentada pelas atrizes e produtoras Ludmilla Nascarella e Cris Betina da Companhia Variedades Produções Artísticas, que interagem com os bonecos e contam a História da Sherazade e seus contos das 1001 noites.

 

DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA ELEVIR DIONÍSIO

(19/10/2015) Diversidade Cultural foi o tema da exposição realizada no último sábado (19) na Escola Municipal Elevir Dionísio, no Portão, em comemoração aos 58 anos da unidade. Os trabalhos expostos à comunidade foram o resultado das atividades desenvolvidas pelos estudantes a partir da proposta de discutir as questões de gênero e diversidade cultural.Os estudantes das turmas de 1.º e 2.º anos expuseram dobraduras de gueixas (dobraduras de mulheres japonesas), já os meninos e meninas das turmas de os 3.º e 4º anos representaram as mulheres negras, com bonecas em garrafas pet e murais com retratos. "A apresentação da exposição não se restringiu simplesmente ao desenvolvimento de uma temática, foi mais que isso, pois os estudantes tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, quando pesquisaram algo para expor e explicar para o público, aprende muito com a prática e melhorando o entendimento", destacou a professora Deisemar. A exposição é uma das atividades desenvolvidas na unidade com o intuito de ampliar a visão cultural dos estudantes.
 
 
 

BOLÃO E BOLONA DA PROFª ANE LENARDT

(22/08/2015) A professora Ane Lenardt da escola Municipal Eny Caldeira confeccionou com as crianças o Bolão e Bolota, nome dado pelas crianças para planetinhas do bem, que carregam mensagens de gentileza, respeito, amizade e união. "mundo de amor e respeito ao próximo, trabalho de resultado mega positivo".

NO TEMPO DOS CASTELOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

(05/08/2015) O Projeto Arte por toda Parte / Educultura esta enriquecendo a vida das crianças das escolas municipais através apresentações do projeto NO TEMPO DOS CASTELOS, uma apresentação muito lúdica e divertida de música medieval do grupo "Os Trovadores" que esta acontecendo nas seguintes Escolas Municipais:  05 de agosto na E.M. Pró-Morar Barigui,  12 de agosto na E.M. Maria Marli Piovesan, 19 de agosto na E.M. Antonio Pietruza,  02 de setembro | Nathalia Costa  receberão CEI Augusto Cesar Sandino, no Santa Cândida.

ESCOLA OMAR SABBAG RECEBE EXIBIÇÃO DO FILME "GAROTO PROPAGANDA"

(25/06) Aconteceu, através do projeto Arte por Toda Parte,  nesta quinta (25)  a exibição do filme "Garoto Propaganda" na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, escola de Equidade. Após a exibição houve  bate papo com os diretores e sorteio de  filmes para os alunos. A escola recebeu um DVD que ficará na Biblioteca Mnteiro Lobato a disposição dos professores e alunos que desejarem assistir novamente.

"Garoto Propaganda", dirigido por Christopher Faust conta a história de Vitor, famoso quando criança por ser garoto propaganda de uma marca de creme dental, tem um reencontro com uma garota do seu passado.

BUZUM E O ESPETÁCULO INTOLERÂNCIA

(15/04/2015)O Projeto BUZUM – teatro sobre rodas –, patrocinado pela CCR RodoNorte, realiza espetáculos em várias cidades do Brasil. Nos dias 14 e 15 de abril, o projeto apresentou, aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, nas escolas municipais Coronel Durival  Britto e Silva e  Prefeito Omar Sabbag o espetáculo Intolerância.

A história conta com três personagens, uma mochila, um caderno e uma camiseta, que relatam situações de agressão a que uma menina enfrenta, ou seja, expõem sobre o bullying na escola. Essa história não julga o agressor e a vítima, mas aponta que certas atitudes podem influenciar o comportamento dos jovens. Os professores receberam material pedagógico  para trabalhar com o tema em  sala de aula, e os alunos receberam um bloco de anotações para registrarem a opinião sobre o Parcerias como essas vêm somar às ações dos projetos Arte Por Toda Parte e Equidade na Educação.

MOSAICO NO MURO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BRANDÃO

(13/03/2015) Um dos destaques da Semana Arte por Toda Parte que aconteceu entre 23 e 27 de março, foi uma ação de durante uma semana, a produção de um Mosaico de 25 metros de largura na rua Campos Salles no muro da escola municipal Prof Brandão) com alunos das escolas municipais Profº Brandão, Herley Mehl e Caic Bairro Novo. O Tema foi: "Brincar e ser Criança em Curitiba" e o resultado foram imagens de brinquedos, brincadeiras, pontos turísticos e lendas da cidade. O projeto começou com aulas sobre história do Mosaico e orientações de como fazê-lo, nas respectivas escolas na semana anterior à produção. Foram nestas aulas que surgiram os esboços do mural.

BONECOS DA PROFISSIONAL MICHELE MAR NO FAROL HEITOR STOCKLER

(02/12/2014) No curso de teatro de bonecos oferecido pelo Educultura para as profissionais da SME, as diferentes técnicas que compõem a linguagem foram transmitidas: Toy art, origami, fantoche, vara, marionete, manipulação direta, sombra, formas animadas, todas, compostas pelo uso de materiais simples como o papel machê, a massa de biscuit, entre outras, que facilitam ainda mais sua exploração nas unidades. A profissional Michele Mar e suas colegas que atuam no farol do saber Heitor Stockler levaram de forma majestosa todas estas técnicas aprendidas para as belas contações de histórias que fazem no farol. Assim as diferentes técnicas artisticas apresentadas nas contações da Michele se transformam em magia e esse aspecto ilusionista ao ser manipulado pela profissional, facilitam a apropriação do conhecimento literário de forma lúdica além de encantar as crianças.

 

GRAFITAGEM NA SEMANA CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL NYMPHA PEPLOW

(25/11/2014) O Educultura proporcionou na programação da Semana Cultural da Escola M. Nympha Peplow, uma oficina de grafitagem para a criançada.

LANÇAMENTO DOS CURTAS-METRAGENS DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

(19/11/2014) Um grupo de 40 professores, de escolas municipais de Curitiba, exibiu na noite desta terça-feira (19), dois curtas-metragens A Cabine e Lance produzidos durante uma oficina de cinema na Cinemateca. Ministrado pelo diretor de cinema Geraldo Pioli, o curso foi ofertado gratuitamente, dentro das ações do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba. Em 36 horas, o grupo de professores municipais recebeu informações teóricas e práticas sobre o uso das câmeras, iluminação e edição. O coordenador do projeto EduCultura, também responsável pela realização do curso de cinema, Fulvio Pacheco, falou sobre a paixão e dedicação dos professores participantes da produção audiovisual:“Os professores se dedicaram à realização do curso dispondo de um tempo bem maior que as 36 horas programadas. Eles se reuniram para escrever roteiro e frequentemente iam até à cinemateca para fazer cenas adicionais, edições, cartazes, capas de DVDs, entre outras coisas. Esse foi realmente um trabalho feito com amor, carinho, dedicação, compromisso e muita criatividade”.

 

      

      

 

PROJETO DE  PINTURA CORPORAL INDÍGENA DA PROFª RAFAELA DLUGOKENSKI

A professora de Artes da Rede Municipal Rafaela Dlugokenski trabalhou com seus alunos da Escola Erasmo Piloto (Bairro Alto), a pintura corporal e vestimentas das tribos indígenas brasileiras. "Diferenciei com os alunos os grafismos de cada tribo e estudamos os motivos e os valores transmitidos por esta arte. Também expliquei o processo de preparação dos pigmentos e fiz um comparativo estético desta pintura corporal dos indígenas com a vestimenta dos outros povos." conta a profª Rafaela. Seu trabalho iniciou com fundamentação teórica e pesquisa individual sobre os diferentes povos indígenas e diferenciação das vestimentas e pinturas corporais. Depois aconteceu a representação individual das diferentes tribos brasileiras (Xingú, Guaraní, Pataxó, Xavante, Kayapó, Xetá, Caingang, Potiguara, Guajajara, etc...) através de Paper Toys.

 

    

 

      

Fonte da professora

* Profissional, para ter seu trabalho ou da sua unidade apresentado aqui envie algumas fotos e um breve texto para o email educulturasme@sme.curitiba.pr.gov.br