Gincana Virtual

Localização
Endereço: Av. João Gualberto, 623
Bairro: ALTO DA GLÓRIA
Cep: 80030-000
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Telefone: (41)3350-9860
E-mail: gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br

Desafios 2018

 

4º Desafio: Produção de vídeo e/ou Podcast (áudio)

 

Enfim chegamos ao 4º desafio! Agora já estamos na reta final!

Neste desafio o professor pode produzir um vídeo ou um podcast sobre o uso ético da Internet.

 

1. Criação de vídeos sobre uso ético da internet:
 

Mostrar as   vídeo-aulas que discutem o uso responsável da internet, de acordo com a faixa etária da sua turma (http://new.netica.org.br/educadores/videos/videos/).
As vídeo-aulas estão divididas em três módulos, elas abordam:

  • As transformações tecnológicas e novas formas de se relacionar, o perfil dos usuários e a compreensão da dimensão pública da internet.
  • Os riscos e perigos do ciberespaço, como por exemplo, exposição da privacidade e de dados pessoais, uso excessivo das tecnologias e ciberbullying.
  • As questões relacionadas à sexualidade, como exposição íntima e o aliciamento de crianças e adolescentes. Sinais para identificação de problemas e dicas de prevenção básica.

O desafio social é organizar uma campanha sobre o uso responsável e seguro da Internet, demonstrando algumas ações realizadas durante todo o período da Gincana Virtual.

A campanha pode conter atividades como:

  • Divulgação de vídeo para a comunidade e escola (pais, vizinhos e comunidade).
  • Entrevistas com as famílias (pais, primos, tios, irmãos e pessoas da família).
  • Materiais como cartazes, folders, dentre outros.
  • Depoimento dos professores e colegas da escola.

Durante a divulgação, a equipe da escola deverá estender sua ação a toda comunidade escolar. O importante é compartilhar!

Ressaltamos a importância de preparar momentos e/ou espaços para a divulgação da produção de vídeo, como forma de ampliar a discussão das temáticas abordadas para envolver o maior número possível de pessoas.

 

2. Criação de podcast:
 

Pode ser utilizado o app “Lexis Audio Editor”, o qual permite que se faça a gravação e depois a edição, caso seja necessário.
Se for preciso, pode-se fazer o uso de músicas gratuitas.  É necessário estar logado no YouTube e entrar no estúdio de criação, clicando em criar para aparecer todas as opções onde poderá fazer o download de músicas gratuitas.

Usem sua criatividade, envolvam a comunidade e despertem o interesse pela ação social!

 

Neste desafio, serão observados os seguintes critérios:

- Abrangência da ação.

- A produção de som/vídeo com os estudantes.

- Qualidade do conteúdo do som/vídeo.

- Apresentar um vídeo com as entrevistas e/ou depoimentos realizados pelos estudantes.

 

O Desafio Social deverá ser publicado no link da Gincana Virtual, presente na página de desafios da sua Unidade Educacional.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco:

3350-3085 / 3350-3018

gincanavirtual@edu.curitiba.pr.gov.br

 

Obs.: Lembramos  que no cadastro dos vídeos, você precisará cadastrar primeiramente a imagem e depois o vídeo que será vinculado a esta imagem.
O tamanho máximo permitido é de 100 MB. Caso o arquivo de vídeo seja maior, ele poderá ser publicado no YouTube e cadastrado o seu link na página dos desafios.

ATENÇÃO! Não esqueça que o 4º desafio deverá ser postado até 21/09!

 


 


ATENÇÃO PROFESSORES(AS)!
 

Solicitamos a publicação de uma foto com todos os estudantes em sua página, constando o nome da sua equipe e da unidade escolar, para divulgação do projeto, na página da gincana de sua unidade, antes da postagem do 3º desafio.

 

 

3º Desafio: Código de conduta – "Seja incrível na Internet"

 

E vamos ao próximo desafio!

Para que as crianças saibam aproveitar a internet, de maneira saudável e segura, precisam tomar decisões assertivas e inteligentes. Precisam entender que é necessário compreender e utilizar alguns conceitos básicos de segurança e cidadania digital. Para subsidiar esse entendimento sugerimos para o(a) professor(a) a leitura do material produzido pelo Google, com apoio da SaferNet Brasil, “Seja incrível na Internet”, disponível em: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br?utm_source=Faceboook_1&utm_
medium=web&utm_campaign=portugueselaunch

 

Game sobre cidadania digital para crianças, disponibilizado em: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br/interland/pagina-de-destino/reino-bondade

 

E para vocês, o que é ser incrível na internet?

 

- Propor aos estudantes que criem um código de conduta destacando atitudes inteligentes de como ser um bom cidadão virtual.
 

Você sabe o que é um Código de Conduta?

É uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. Atribui-se na área educacional em conformidade com os objetivos, diretrizes, crenças e valores.

Fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/conduta)

 

- Conversar com os estudantes sobre atitudes positivas que devem ter no uso da internet.

- Levar os estudantes a refletir que as regras e normas que utilizamos na vida real também devem ser válidas no mundo virtual.

- Organizar momentos de estudos e pesquisas para estudar materiais de apoio e pensar em como devemos nos comportar na Internet com segurança para fazer boas escolhas.

 

Para ajudar na montagem do código de conduta, conferindo as dicas para se manter seguro, sugerimos utilizar a cartilha “SaferDic@s” elaborada pela equipe da SaferNet Brasil que tem o propósito de contribuir para o uso seguro e responsável da internet: