Caic Cândido Portinari, Escola Municipal do

Localização
Endereço: R. Antonio Geroslau Ferreira, 531
Bairro: CIC
Cep: 81450-250
Regional: CIC
Atendimento: Manhã, tarde e noite
Contato
Diretor (a): Ronaldo Galindo Sobral
Vice - Diretor (a): Karen Cristina Pedroso - Heloisa Maria Cretella Bianco
Telefone: (41)3249-4716
E-mail: emcaicportinari@sme.curitiba.pr.gov.br

Estrutura - Caic Cândido Portinari, Escola Municipal do

CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA

 

        A Escola Municipal do Caic Cândido Portinari possui prédio próprio em alvenaria, ocupando uma área de 12.702 m², onde têm construído dois blocos com pavimento térreo e superior. O espaço físico conta com:

 

  • 35 salas de aula;
  • 1 sala para reuniões;
  • 1 sala para o setor pedagógico;
  • 1 sala da direção;
  • 1 sala para os professores;
  • 2 salas de apoio pedagógico;
  • 1 Secretaria;
  • 1 refeitório;
  • 1 biblioteca;
  • 1 laboratório de ciências;
  • 2 laboratórios de informática;
  • 2 laboratórios de artes
  • 1 cozinha (espaço utilizado pela escola e pelos funcionários da Risotolândia, na preparação final do lanche dos alunos).
  • 5 depósitos  (para materiais pedagógicos, de expediente, de materiais para limpeza, de livros e de materiais diversos)
  • 4 banheiros para alunos (dois masculinos com cinco vasos sanitários mais mictórios, dois femininos com oito vasos sanitários e, dois para os alunos dos prés).
  • 6 banheiros para professores;
  • 1 ginásio poliesportivo;
  • 1 sala para materiais de educação física;
  • 1 sala para as funcionárias da Tecnolimp – empresa de prestação de serviços em limpeza
  • 1 ambiente com um chuveiro, banheiro e tanque
  • pátio coberto
  • área reservada para as salas do pré

 

A escola possui a intenção de adaptar alguns ambientes internos e vias de acesso, devido às necessidades dos alunos portadores de necessidades especiais. Como por exemplo: banheiros, elevador na escada para cadeirante e outros.

 

RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS

 

Ciências

 

             O laboratório de Ciências possui quatro bancadas para aulas e experiências, amplo acervo de matérias didáticos específicos, além de diversas amostras de seres vivos doados pelos alunos e comunidade.

 

 Informática

 

             Duas salas completam os laboratórios de Informática que possuem 18 (dezoito) computadores em cada uma, com capacidade para atender, por aula, trinta e seis alunos. Duas das salas de Educação Infantil dispõem de 1 computador do Programa Kids Mart em cada uma delas.

 

Artes

 

  Os laboratórios de artes são compostos por duas salas com mesas altas e bancos para o desenvolvimento de atividades gráficas ou plásticas, com uma pia de inox em cada uma, armários e estantes de aço.

 

 

RELAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS E TECNOLÓGICOS

 

Equipamento

Quantidade

Observação

Computador

42

Todos os equipamentos estão em perfeito estado de funcionamento

Episcópio

1

FAX

1

Impressora fita

1

Impressora laser

2

Impressora tinta

1

 

 

Rádio toca fita com CD

8

Retroprojetor

3

Scanner

1

Televisor

32

DVD

3

Vídeo Cassete

1

 

 

 

 

 

 

BIBLIOTECA ESCOLAR

 

A biblioteca escolar é um espaço onde os alunos, professores e a comunidade escolar têm acesso à leitura e informação, sendo um local privilegiado para a prática pedagógica. É organizada para se integrar com a sala de aula no desenvolvimento do currículo escolar.

Para que seu funcionamento seja efetivo e eficaz, é necessária a cooperação de todos, no sentido de garantir seu objetivo, seu espaço e acervo.

A biblioteca deve ser responsável pela execução de atividades que promovam a identidade cultural de nossa escola.

Para tanto, é importante a atuação do professor, incentivando e utilizando a biblioteca como espaço dinâmico de trabalho. Cabe ressaltar que nesta unidade escolar a biblioteca destina-se também ao atendimento externo, caracterizando-se como um Farol – Escola.

 

 LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E DE INFORMÁTICA

 

A escola deve ser um lugar que, além de possibilitar a apropriação de conhecimento dos métodos e das técnicas para adquirir, produzir e divulgar saberes deve propiciar ao educando instrumentos básicos (ler, escrever e contar), e também, outros de igual importância como: pesquisar, discutir, argumentar, ampliar o raciocínio.

O uso de laboratórios contribui para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando de forma significativa e dialética a apropriação do conhecimento científico.

A informática na escola possibilita a construção de estratégias e habilidades necessárias para a compreensão e inserção no mundo atual. A escola tem se organizado para que este laboratório seja utilizado pelos alunos de 5ª a 8ª séries pelo menos uma vez na semana, onde podem desenvolver sobre a orientação do professor um projeto específico ou como instrumento de pesquisa para complementação ou enriquecimento de conteúdos trabalhados em sala de aula. Os  alunos dos Ciclos, utilizam-no também uma vez por semana, em dia de permanência do professor regente, com atividades relacionadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, objetivando o desenvolvimento de capacidades como: atenção, concentração, raciocínio lógico, lateralidade, coordenação motora, cálculo mental e outras que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem.

O laboratório de Ciências é utilizado pelos professores desta área do conhecimento durante suas aulas, onde realizam experiências ou outras demonstrações que enriqueçam os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

 

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

 

             A Escola está localizada próxima ao Parque dos Tropeiros, e ao Bosque São Nicolau estando também não muito distante da represa do Passaúna. Cabe ressaltar que o Parque dos Tropeiros e o Bosque São Nicolau foram planejados no sentido de diminuir o impacto ambiental ocasionado pela ocupação irregular de terrenos e para preservar algumas áreas de nascentes nas proximidades da escola.

             A região tem apresentado desenvolvimento acentuado em todas as áreas: pavimentação, rede de água e esgoto, atendimento à população com linhas de ônibus. Houve também um aumento significativo de habitantes, pois apenas nas proximidades da escola, foram construídos nos últimos dois anos, quatro conjuntos habitacionais, com capacidade para aproximadamente 72 famílias cada um, possibilitando um controle sobre a ocupação irregular de terrenos. Com isso a demanda de alunos na escola aumentou, melhorando o perfil socioeconômico da comunidade e ao mesmo tempo contribuindo para que, possivelmente, haja um afastamento dos alunos mais carentes criando aqui um movimento social já conhecido, o afastamento da periferia.

             O comércio da região também tem apresentado aumento da diversidade de ofertas: há lojas de materiais de construção, de roupas, de utensílios domésticos, mercados, farmácias e panificadoras. Também é uma região industrial que abrange indústrias de pequeno, médio e grande porte.