CEI Júlio Moreira, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. Alexandre Marcoski, 190
Bairro: SÃO BRAZ
Cep: 82015-570
Regional: Santa Felicidade
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Célia Regina da Costa
Vice - Diretor (a): Luciane Mansur
Telefone: (41)3370-1585
E-mail: emjuliomoreira@sme.curitiba.pr.gov.br

Estrutura - CEI Júlio Moreira, Escola Municipal

A escola atende, nos anos iniciais do Ensino Fundamental aproximadamente 600 estudantes, sendo que desses, aproximadamente três quartos frequentam a jornada ampliada, e os demais frequentam o turno regular da manhã e da tarde. Na Modalidade de Educação Especial Classe Especial, a escola conta com classe especial no turno da manhã, atendendo 6 estudantes, e no turno da tarde, atendendo 7 estudantes, e na Sala de Recursos no turno da tarde, atendendo aproximadamente 10 estudantes.

Para atender todos esses estudantes a escola conta em seu quadro de funcionários com aproximadamente 65 professores com formação superior, 3 professores especializados em educação especial para a Classe Especial e Sala de Recursos, 5 auxiliares de serviços escolares, dois apoios administrativos, um coordenador administrativo, quatro pedagogos escolares (divididos em manhã e tarde), um articulador pedagógico do integral, um Vice-Diretor e um Diretor.

A escola tem um privilegiado espaço físico, no Complexo I, onde acontecem as atividades do núcleo comum. São treze salas de aula, equipadas com televisão, armários, carteiras, cadeiras e mesa do professor e armários refrigerados específicos para acondicionar e carregar as baterias dos netbooks do Projeto UCA – um computador por aluno. Destas salas duas são destinadas para a Educação Infantil, com 25 estudantes em cada, atualmente atendendo uma turma no turno da manhã e duas no turno da tarde. Uma sala é também destinada no turno da manhã ao Projeto de Xadrez, na Pratica de Movimento, e no turno da tarde, à Sala de Recursos.

Contemplando Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação, o Laboratório de Informática possui uma sala estruturada e organizada com dezenove computadores e uma impressora, ar condicionado, Datashow, quadro branco e armário. Este espaço é utilizado com as turmas em seus turnos de escolarização, como também com as turmas na ampliação de jornada.

Ainda, no Complexo I, temos uma sala para secretaria, uma sala de pedagogos, uma sala de estudos, uma sala da direção, um almoxarifado, uma sala de auxiliar de serviços escolares, um pátio interno, banheiros de meninos, banheiro de meninas, banheiro de funcionários.

O Complexo II, espaço destinado para a ampliação de jornada, onde são realizadas as práticas educativas para os estudantes em período de tempo integral, compõe três pisos. No primeiro piso, há espaço para a Prática do movimento, almoxarifado para os materiais de Educação Física e Pratica do Movimento e sala de arquivo; no segundo piso acontecem as práticas educativas de: Acompanhamento Pedagógico de Matemática, Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa, Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação – Lego e Cine Clube e a sala de Prática de Educação Ambiental; no terceiro piso são desenvolvidas: Prática Artística de Teatro, Prática Artística de Música, Prática Artística da Dança e Prática Artística de Pintura e Desenho. Neste piso há também a sala da Articuladora do Integral. No Complexo II existem cinco banheiros.

A área externa é composta por pátio com quadra coberta; parquinho equipado com brinquedos de madeira, banheiro feminino e banheiro masculino, pias/bebedouros; refeitório com mesas e bancos, a alimentação é ofertada por empresa terceirizada, contratada pela mantenedora; espaço de horticultura, com nove canteiros para uso nas aulas de Pratica de Educação Ambiental. Todos estes espaços estão interligados com toldos de proteção para dias de chuva.

A unidade conta com diversos espaços na escola que podem ser utilizados pelo coletivo escolar, espaços de integração entre as diferentes turmas, sejam elas da educação infantil, do ensino fundamental ou da Classe Especial, cantos em sala de aula (cantos internos de leitura, cantos da educação infantil), cantos externos (escritório, leitura, teatro, brincadeiras com materiais de largo alcance, varais), parquinho (reformado em 2015), horta e educação ambiental (com o espaço da sustentabilidade), recreio dirigido com os organizadores de brinquedos (jogos, brinquedos de areia, brinquedos para casinha, cordas, bolas, bambolês) e paredes do refeitório pintadas para o uso de giz.

O Farol do Saber apresenta um projeto arquitetônico inspirado na antiga biblioteca e no Farol de Alexandria e oferece serviços de consulta e pesquisa local, empréstimo de livros e periódicos, acesso gratuito à internet e espaço para realização de projetos, ações culturais e educativas, e impressões gratuitas para os usuários.

A finalidade dos Faróis do Saber é servir de ponto de referência e de disseminação da cultura e do saber. As atividades propostas são desenvolvidas de maneira interessante, inovadora e agradável, para despertar o interesse e a participação voluntária de seus frequentadores.

Em 06/09/1996 foi construído o Farol do Saber Gonçalves Dias que é anexo a Escola Municipal CEI Júlio Moreira, e passou a ser administrado pela escola a partir de 1998. Ele funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, conta com 2 agentes de leitura, sendo que seus recursos e manutenção são administrados pela direção da escola.

Todos os estudantes têm horário semanal para empréstimos de livros e momento cultural (contação de histórias, teatros de fantoches, poesias, músicas, etc.), atividades que são desenvolvidas pelas agentes de leitura.

A comunidade tem acesso ao acervo disponível, e aos 7 computadores conectados à internet, e para isso, os usuários precisam fazer a carteirinha e agendar seus horários, conforme normas vigentes no manual do Farol do Saber.

O Farol do Saber em parceria com a escola torna-se fundamental no desempenho individual e coletivo, e na formação do futuro cidadão, enriquecendo assim o processo de ensino-aprendizagem.