Edupesquisa

Localização
Endereço: Av.João Gualberto, 623 Edifício Delta
Bairro: ALTO DA GLÓRIA
Contato
Telefone: (41)3350-3033
E-mail: edupesquisa@sme.curitiba.pr.gov.br
Atendimento: Manhã e tarde

O Projeto - Edupesquisa

O Projeto EduPesquisa é premissa de um novo olhar da gestão atual para a necessidade de aprimoramento no processo de formação continuada ofertada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino - RME.

Tem como objetivo propiciar aos profissionais da educação o desenvolvimento profissional e acadêmico, por meio de investigações, da realização de pesquisas, produção e publicação de artigos, bem como da realização de estudos em ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Neste sentido, no ano de 2013, conjugou-se a participação dos profissionais da RME no projeto-piloto para realização de estudos e pesquisas relacionadas à própria composição do Projeto EduPesquisa.

O projeto foi desenvolvido em seis eixos e o resultado apresentado pelos bolsistas do projeto-piloto auxiliará na definição do formato do EduPesquisa para as próximas edições. Os primeiros estudos desenvolvidos pelos bolsistas, pioneiros do projeto, foram analisados por uma equipe formada por gestores da Secretaria Municipal da Educação e da Universidade Federal do Paraná – UFPR e servem para elaboração do formato final do projeto.

Todo o processo do projeto-piloto foi acompanho por professores da UFPR e contou com a avaliação de tutores selecionados entre servidores municipais e estaduais da educação e representantes da universidade. Os cursistas terão a oportunidade de publicarem seus artigos em uma revista eletrônica, que será lançada em 2014, para divulgar e promover a troca de conhecimentos entre outros pesquisadores.

O projeto-piloto ajudou a consolidar um projeto de formação para os profissionais da rede, de forma democrática e participativa, reunindo a experiência acadêmica e a prática diária com a educação para a construção de uma nova concepção de formação para a qualidade de ensino e para a valorização de cada profissional.

Para a edição de 2014, além de novos temas e metodologias, construídas pelos próprios cursistas, o projeto terá ampliação de número de bolsas. Pelo projeto, profissionais do ensino recebem orientações para desenvolverem investigações, pesquisas, produção e publicação de artigos científicos mediante estudos presenciais e em ambiente virtual de aprendizagem (AVA).