Ditmar Brepohl, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. Clemente Ritz, 420
Bairro: CIC
Cep: 81250-020
Regional: CIC
Atendimento: Manhã, tarde e noite
Contato
Diretor (a): Rosane Cunen Gonçalves da Silva
Vice - Diretor (a): Kelly Regina Camargo dos Santos
Telefone: (41)3249-1177
E-mail: emdbrepohl@sme.curitiba.pr.gov.br

Projeto Pedagógico - Ditmar Brepohl, Escola Municipal

Projeto Pedagógico

 

1.     Princípios Filosóficos e Pedagógicos

1.1. Concepção

O papel da escola sob a perspectiva capitalista, nos resta defender o papel da escola pública, o saber: transmitir aos alunos, os conhecimentos produzidos pela humanidade, a fim de proporcionar a efetiva emancipação, almejada por nós educadores.

1.2. Educação Infantil

É de direito da criança até 6 anos receber condições adequadas para promover o seu bem estar, seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social, ampliar suas experiências e estimulá-la para o conhecimento humano.

1.3. Ensino Fundamental

O PNE tem intenções com a ampliação do ensino fundamental: oferecer maiores oportunidades de aprendizagem e assegurar que ingressando mais cedo na escola, as crianças prossigam nos estudos alcançando maior e melhor nível de escolaridade.

1.4. Organização Escolar

E.M. Ditmar Brepohl é organizada em Ciclos de Aprendizagem. Esta organização não trouxe só uma mudança na estrutura, como também na reorganização da proposta pedagógica como um todo.Necessitando uma reflexão e nova organização dos conteúdos e da Práxis.

 

2.    Organização do Trabalho Pedagógico

A escola tem como ponto de partida e de chegada a abordagem dos conteúdos, baseados nos objetivos propostos nas Diretrizes Curriculares para a Educação do Município de Curitiba. Os professores determinam conteúdos e elaboram os critérios de avaliação.

 

3.    Processo de Aprimoramento da Prática Pedagógica e Administrativa

Este processo de aprimoramento se dá através de capacitação profissional para os professores, de aperfeiçoamento para todas as áreas promovidas pela SME, onde é feita a divulgação e incentivo por parte da direção e setor pedagógico da escola.