Jardim Aliança, Centro Municipal de Educação Infantil

Localização
Endereço: R. Francis Bacon, 244
Bairro: SANTA CÂNDIDA
Cep: 82720-240
Regional: Boa Vista
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Fernanda Sayuri Matumoto
Telefone: (41)3356-4231
E-mail: cmeijardimalianca@sme.curitiba.pr.gov.br

Projeto Pedagógico - Jardim Aliança, Centro Municipal de Educação Infantil

 

O Projeto Político Pedagógico é um caminho a ser construído por todos os envolvidos no processo educativo de nossas crianças, é uma história  a ser contada. Ele traz consigo seus valores expondo seus princípios e as dificuldades que enfreta, os problemas que precisam ser superados,  desejos,  vontades e o que se acredita para sua unidade. Sendo um processo permanente de reflexão e discussão na busca de alternativas de efetivação de sua intencionalidade, propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Portanto não é um documento terminado e engessado, precisando sempre ser revisto e reescrito.

É preciso entender o Projeto Político Pedagógico  como uma reflexão de seu cotidiano, de ações que se acreditam para um bom desenvolvimento infantil a luz de referenciais teóricos que subsidiam toda prática. Para tanto  é necessário tempo de reflexão e ação, para se  consolidar a proposta.

Esta construção  se fundamenta na Constituição de 1988, no Estatuto da criança e do adolescente 1990, na LDB 1996. Estes foram marcos legais que consideram a criança um sujeito de direitos e a Educação Infantil como parte da Educação Básica. O artigo 29 da LDB-1996 menciona que a finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. O artigo 30 complementa descrevendo como esta modalidade de educação deve ser ofertada em creche até 3 anos e em pré-escola 4 e 5 anos.  No artigo 31 menciona que haverá uma avaliação sem caráter de promoção, uma carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias letivos.

A construção da Proposta Pedagógica requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação.