Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação

Localização
Endereço: Av.João Gualberto, 623 Edifício Delta
Bairro: ALTO DA GLÓRIA
Cep: 80030-000
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Telefone: (41)3350-9860
E-mail: tecnologias@edu.curitiba.pr.gov.br

Projeto Rádio Escola

Clique nos links para ouvir o programa de algumas escolas 

EM Leonor Castellano

EM Margarida Orso Dallagassa

EM Araucária

EM Colombo

 

O Projeto

O projeto da Rádio Escola iniciou na RME no ano de 1993. Oportunizando aos estudantes a compreensão crítica da realidade através da produção radiofônico, assim como colabora na formação de uma aluno-cidadão, sujeito ativo de sua própria comunicação.

Através da comunicação, busca-se ampliar o conhecimento de assuntos ligados à educação, saúde, política, cultura e cidadania. O projeto da Rádio Escola envolve atividades pedagógicas que visam o protagonismo juvenil, a integração entre alunos, escola e comunidade.

Objetivos

Geral

   Proporcionar aos estudantes alternativas para o desenvolvimento de suas potencialidades de expressão verbal e escrita e de como utilizá-las com maior eficácia de forma crítica, significativa e ética em práticas sociais.

 

Específico

   Incentivar a pesquisa e a leitura sobre assuntos da atualidade.

   Promover a produção de diferentes gêneros radiofônicos.

   Promover o protagonismo juvenil.

   Ampliar o projeto na RME e solicitar a inclusão dos programas gravados na galeria de áudio na página da unidade;

   Proporcionar o trabalho com a Educomunicação nas unidades da Rede Municipal de Ensino.

   Ofertar formação continuada aos professores que desenvolvem o projeto e aos professores da rede municipal interessados no desenvolvimento do projeto.

   Apoiar iniciativas relacionadas à cobertura de evento por parte dos  repórteres mirins no interior da escola, por meio de parcerias.

   Favorecer a incorporação dos conhecimentos relativos aos meios de comunicação de massa, adotando-os na sua prática.

Metodologia

O projeto da rádio escola é desenvolvido tendo o professor como mediador das atividades desde a organização das pautas e a divulgação do programa de rádio no sistema de som das escolas e áudios gravados e postados na página da unidade educacional.

É desenvolvido nas turmas do ensino regular, no contraturno escolar, nas Práticas de Ciência e Tecnologia e Acompanhamento Pedagógico.

Os professores supervisores do projeto recebem assessoramento para o desenvolvimento das atividades com as produções pautas de gêneros radiofônicos, gravação dos programas e publicação na página da unidade.

A proposta de trabalho está em consonância com as orientações dispostas no Currículo da Rede Municipal e de acordo com as competências descritas na BNCC em especial as competências 4 e 5. Com relação às ODS, o projeto está em consonância com a ODS 4, na medida em que promove aprendizagens de qualidade, com a ODS 5, sendo que todos os envolvidos, independente de gênero, são protagonistas nas ações e a ODS 12, tendo em vista que a proposta de um programa radiofônico favorece a redução da utilização de materiais como o papel e a disseminação dos conteúdos produzidos para um maior número de pessoas em diferentes localidades.

Escolas participantes do Projeto Rádio Escola