Prof.ª Clarice Rocha da Rosa, Centro Municipal de Educação Infantil (Jardim dos Nobres)

Localização
Endereço: R: Almirante Donadello, 242
Bairro: ALTO BOQUEIRÃO
Cep: 81850-600
Regional: Boqueirão
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Elizabete Aparecida Costa
Telefone: (41)3386-1047
E-mail: cmeiclaricerosa@sme.curitiba.pr.gov.br

Projetos e Programas - Prof.ª Clarice da Rocha Rosa, Centro Municipal de Educaçã

No CMEI Professora Clarice Rocha da Rosa, também são promovidos Projetos e Programas Institucionais que visam envolver todas as turmas do CMEI em diferentes momentos que possibilitam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Sendo eles:

 

 

Mama Nenê: O Programa Mama Nenê é um programa de incentivo ao aleitamento materno para os CMEIs e CEIs Conveniados, com a Prefeitura Municipal de Curitiba e surgiu em 2007, a partir da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde. Assim, mamães que tem flexibilidade de horários, podem amamentar seus bebês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) ou podem retirar o leite materno que é armazenado, aquecido em banho - maria e ministrado ao bebê em copinhos descartáveis pelos profissionais. Para a compreensão dos benefícios da amamentação, acolhimento da mãe lactente e a adequada manipulação do leite materno as lactaristas, professores, pedagogas e diretoras passam por formação continuada. O CMEI Prof° Clarice incentiva esta iniciativa e dispõe de espaço aconchegante para acolhimento das mães para  amamentação do seu bebê.

 

Empréstimo semanal de livros: Todas as sextas-feiras, as crianças do Pré I e Pré II escolhem para empréstimo o livro de sua preferência (todos lidos anteriormente pelo professor) para serem lidos em casa com seus familiares. Tal projeto busca desenvolver o hábito e o prazer pela leitura de livros literários.

 

Integração: Semanalmente, as crianças do CMEI reúnem-se no espaço interno ou em diferentes espaços externos da Unidade para brincar. É um momento onde o lúdico e a interação entre crianças de diferentes faixas etárias está presente, pois os irmãos, primos e colegas de diferentes turmas podem brincar juntos, desde o berçário ao pré. Tal proposta já deve ser conhecida pelas crianças da turma para que elas sejam as grandes mediadoras no momento da brincadeira.

 

Do meu nariz cuido eu: O CMEI dispõe de suportes para lenços de nariz em todas as salas e refeitório, procurando estar fixados sempre próximos a espelhos, para que as crianças aos poucos vão percebendo a necessidade de estar realizando a higiene do nariz e o façam com autonomia. As professoras conversam com as crianças quando percebem que seu nariz está sujo, levam a criança para frente do espelho e mostram a ela como higienizar o seu nariz. Aos poucos, a criança começa a realizar esta ação sozinha, sem necessitar de auxílio constante do adulto para isso. É importante que o adulto sempre comunique suas ações à criança para que ela passe a compreendê-las. Tal processo também se reflete no momento de troca e banho dos pequenos, onde é importante que o adulto interaja com a criança, informando a eles todas as suas ações.