Sylvia Orthof, Centro Municipal de Educação Infantil (Bairro Novo III)

Localização
Endereço: Rua Laertes Luiz Foggiato, 342
Bairro: SÍTIO CERCADO
Cep: 81920-040
Regional: Bairro Novo
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Tamara Juliana Pereira Andrade
Telefone: (41)3564-6567
E-mail: cmeisylviaorthof@sme.curitiba.pr.gov.br

Regimento - Bairro Novo III, Centro Municipal de Educação Infantil

1. Horário de entrada e saída

O horário de entrada das crianças é das 7h ás 8h, cada família deverá entregá-la ao professor responsável pela recepção da turma em sua sala. Após esse horário serão recebidas apenas as crianças cujos pais informarem previamente a necessidade de atraso ou com a apresentação de declaração médica.

Os pais ou responsáveis deverão apanhar as crianças das 17h ás 18h. Quando for necessário se ausentarem antes, pedimos aos pais que comuniquem previamente ao professor/diretor do CMEI e assine em livro próprio de saída antecipada especificando o motivo e a hora da retirada da criança. Para buscar a criança no CMEI, somente poderão fazê-lo os responsáveis legais ou pessoas autorizadas maiores de 18 anos.

2. Alimentação

O CMEI oferece cinco refeições diárias, seguindo um cardápio balanceado, conforme as orientações da nutricionista do Departamento de Educação Infantil: desjejum, colação (para berçários), almoço, lanche e jantar; fornecidos pela Empresa Terceirizada, sendo que a alimentação dos berçários é preparada por lactaristas, na própria unidade. Portanto, não devem ser trazidos alimentos de casa, pois as crianças recebem a alimentação necessária. OS cardápios ficam expostos na

entrada de cada sala para consulta e acompanhamento. Os casos de distúrbios alimentares e/ou restrições devem ser comunicados para a equipe pedagógica administrativa.

3. Metodologia da Educação Infantil

A metodologia da Educação Infantil visa o desenvolvimento integral das crianças. O trabalho pedagógico é organizado através do planejamento de atividades, orientado pela Pedagoga que permanece no CMEI todos os dias no período da manhã, junto com as professoras responsáveis pelas crianças.

4. Férias e Recessos

A unidade terá um período de recesso nos meses de Julho e de Dezembro e um período de férias no mês de Janeiro, que serão previamente comunicados aos pais, conforme calendário.

5. O desligamento da criança da unidade

O desligamento da criança da unidade ocorrerá nas seguintes situações:

- Após 10 dias de faltas consecutivas e sem contato prévio da família com a unidade e após 20 faltas alternadas num prazo de 60 dias, sem apresentação de atestado médico ou justificativa antecipada.

-Se a criança atingir a idade limite de frequentar a unidade.

- Por solicitação da família em caso de mudanças de bairro ou cidade, ou motivo particular que deverá ser informado no ato da solicitação do desligamento.

6. Conselho de CMEI

O Conselho é um colegiado constituído por representantes de todos os segmentos: funcionários, professores, pedagogas, pais, unidade de saúde e APPF, que juntamente com a Direção do CMEI analisam e propõem ações para melhoria do atendimento as crianças.

7. APPF

É o órgão de representação de pais, professores, educadores e funcionários da unidade não tendo caráter político partidário, religioso, racial e nem fins econômicos, não sendo remunerados os seus dirigentes e conselheiros.

8. É responsabilidade dos pais:

* Valorizar, incentivar e zelar pelas produções individuais e coletivas do seu filho;

* Entrar em contato a direção da unidade para esclarecimentos e informações sempre que surgirem dúvidas quanto ao atendimento à criança, procedimentos pedagógicos ou outras dificuldades;

* Autorizar por escrito as pessoas aptas para retirar a criança do CMEI;

* Levar a criança à unidade de saúde, caso ela não esteja bem de saúde e apresente febre, vômito, diarréia, pediculose, escabiose e doenças infecto contagiosas, antes de ir para o CMEI ou quando encaminhado por este, só podendo voltar a frequentá-lo mediante declaração médica, liberando seu retorno, com as receitas atualizadas e medicamentos quando for necessário;

* Manter a carteira de vacina atualizada e apresentá-la na unidade quando solicitada;

* Manter higiene pessoal de seu filho (a) como unhas aparadas, cabelos limpos e amarrados, roupas limpas e adequadas ao

clima em quantidade suficiente para o período em que a criança permanece no CMEI.

* Adotar os encaminhamentos para tratamentos especializados efetuados pela unidade de saúde, direção e/ou pedagoga da unidade de Educação Infantil, cumprindo o disposto no regimento Interno, bem como, no Estatuto da Criança e do Adolescente, pois é dever da família zelar pelo atendimento das necessidades de educação, saúde, dos menores. Os casos de desatenção por parte da família serão encaminhados ao Conselho Tutelar;

* Manter a documentação da família atualizada e entregar os documentos solicitados pelo diretor no prazo estabelecido sempre que necessário;

* Comparecer (e/ou encaminhar representante) as reuniões para as quais forem convocados. Em caso de não comparecimento fazer justificativa prévia e se dirigir a unidade para tomar ciência do conteúdo da reunião;

* Comparecer a unidade sempre que convocado pela direção/pedagoga para reuniões individuais;

* Avaliar os serviços prestados pela unidade;

* Zelar pela frequência e pontualidade de seu filho na unidade, justificando e/ou avisando a necessidade do seu não comparecimento ou atraso, lembrando sempre que atrasos frequentes na entrada desordenam a rotina das crianças e não possibilitam um atendimento atencioso, no período da tarde os atrasos frequentes na saída causam insegurança, angustia e ansiedade, prejudicando o desenvolvimento da criança. Os casos frequentes de atraso serão notificados ao Conselho Tutelar como procedimento escuso em relação ao atendimento das normas do CMEI;

* Medicamentos somente serão ministrados mediante receita médica atualizada conforme Lei Municipal nº 12630 de 19/03/2008;

* A utilização de transporte escolar não é vinculada aos serviços da unidade, sendo de inteira responsabilidade da família, bem como a informação do nome e telefone do transportador, os horários para as crianças que utilizam o transporte escolar permanecer inalterados, não havendo nenhuma distinção, os casos de atraso serão comunicados a família e as providencias cabíveis serão cobradas da família.

 

A equipe do CMEI Sylvia Orthof prima pelo atendimento de qualidade para nossas crianças e famílias, Temos uma equipe qualificada e que se aprimora com frequência. Algumas dúvidas poderão surgir durante o ano e nada melhor que o esclarecimento, portanto fique a vontade para procurar a Equipe Pedagógica mesmo que julgue que não tenha muita importância, para que as mesmas sejam sanadas. As reclamações também devem ser feitas na unidade para que sejam resolvidas as situações. Não acumule duvidas ou sugestões, contribua para o nosso atendimento de qualidade.

O Centro Municipal de Educação Infantil Sylvia Orthof é regido por normas conforme o documento do Regimento Interno do CMEI, bem como pela legislação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, assino o presente documento concordando com o presente termo de responsabilidade.

Arquivos