Vila Osternack, Centro Municipal de Educação Infantil

Localização
Endereço: R. Jundiaí do Sul, 393
Bairro: SÍTIO CERCADO
Cep: 81935-040
Regional: Bairro Novo
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Dayanne Fabrilli Gomes de Oliveira Adams Evangelista
Telefone: (41)3289-3738
E-mail: cmeivilaosternack@sme.curitiba.pr.gov.br

A cidade é meu ninho

Publicado por:  Dayanne Fabrili Gomes de O. Adams Evangelista
vivendo no ninho linhas

Uma das propostas de currículo na Educação da Rede Municipal de Curitiba é trazer a cidade como conteúdo para aprendizagem, mas a cidade vivida, apreciada, conhecida.

Com este intuíto surgiu o programa Linhas do Conhecimento, um programa que traz a cidade até as crianças e leva as crianças até a cidade. Desta forma, a professora Valéria propôs em seu planejamento a visita das crianças ao entorno da Unidade, com o apoio do refereido programa.

Partindo de um planejamento que tratava sobre "casas", num diálogo amplo que se teve com as crianças do Pré, a professora apresentou para as crianças o livro "Saudades do Ninho", de Washington Takeuchi, um livro que mostrava as nostálgicas casas de madeira de antigamente... e eis que conversa vai, conversa vem, as crianças tiveram a curiosidade de conhecer as casas do entorno do CMEI... e então, por que não convidar o fotógrafo para esta visita ao entorno junto com eles?

Assim, convite feito, convite aceito, Programa Linhas do Conhecimento acionado, partiu conhecer a visinhança. E este trabalho rendeu muito capital cultural para as crianças, e não só para elas, mas para os familiares das crianças que foram junto também.

Após a realização do belo trabalho, intitulado "Vivendo no ninho", onde as crianças tiveram a cidade como ninho, a professora Valéria foi convidada para expor seu trabalho no Seminário do Programa Linhas do Conhecimento Regional. A exposição evocou a sensação de nostalgia, ao relembrar o acalanto das casinhas de madeiras, as áreas com flores e as xícaras de porcelana para um chá da tarde entre vizinhas. .. e é claro, não podiam faltar as fotos das crianças do CMEI visitando o entorno.

Fonte:  Dayanne Fabrilli Adams Evangelista | Autor:  Vila Osternack, CMEI