Prof. Guilherme Butler, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. Irmã Flávia Borlet, 1189
Bairro: BOQUEIRÃO
Cep: 81630-170
Regional: Boqueirão
Atendimento: Manhã, tarde e noite
Contato
Diretor (a): Priscila Foltran Veiga Pereira
Vice - Diretor (a): Angélica Bibiana Basen Sanches
Telefone: (41)3277-1381
E-mail: emgbutler@sme.curitiba.pr.gov.br

ACANTONAMENTO ECOLÓGICO NO ZOO 2019

Publicado por:  Denise da Luz Montenegro
ACANTONAMENTO 2019

Nos dias 23 e 24 de março de 2019, estudantes dos 5ºs anos da Escola Professor Guilherme Butler participaram do Acantonamento Ecológico no Zoológico, no Parque Municipal do Iguaçu, acompanhados por 6 professoras e a diretora da escola. Foram recepcionados na Casa de Acantonamento do Zoo pela excelente equipe de técnicos e estagiários dos cursos de Biologia e Medicina Veterinária.

Na chegada já foi a maior festa quando as crianças avistaram o local onde passariam o final de semana: a "tão famosa" Casa de Acantonamento do Zoo e toda a natureza que tinha ao redor.

Para iniciar oficialmente o evento todos cantaram o Hino Nacional e quatro alunos fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná, de Curitiba e a bandeira do Acantonamento, que seriam arriadas ao final do domingo.

As atividades firam todas interessantes e muito criativas. As crianças tiveram diversas palestras sobre plantas, animais venenosos e peçonhentos, animais ameaçados de extinção, equilíbrio ambiental, zoonoses e tráfico de animais. Puderam ouvir as batidas do coração de um coelho e de uma galinha usando o estetoscópio da veterinária. Plantaram hortaliças em uma horta em mosaico, conheceram a cozinha onde são preparadas as refeições de todos os animais do zoo, conheceram o pomar, comeram araçá "direto do pé" e provaram o mel das abelhas jataí (aquelas que não têm ferrão) e no final ainda plantaram duas araucárias onde fixaram uma placa com o nome científico da árvore e o nome da escola.

E à noite, após o jantar, veio a atividade mais esperada do final de semana: a trilha noturna pelo meio da mata com araucárias até o zoológico. Isso mesmo, os estudantes entraram no zoológico à noite, juntamente com as professoras, os técnicos, os estagiários e os guardas municipais para fazer a segurança. Lá no zoológico todos tiveram a oportunidade de observar os animais de hábitos noturnos, conhecer um pouco da história de cada um deles, puderam alimentar a girafa Pandinha com bananas e ver os hipopótamos com as enormes bocas abertas recebendo vegetais das mãos  bióloga. Foi realmente uma experiência incrível!

Na volta dessa atividade será que as crianças foram dormir? Claro que não! Elas ainda participaram da cerimônia do fogo onde ouviram histórias sobre os povos antigos e a lenda indígena do carvão.

Certamente esse Acantonamento Ecológico foi uma das melhores aventuras vividas pelos estudantes e professoras e ficará guardado para sempre na memória e nos corações de todos os participantes.

Fonte:  Denise Montenegro | Autor:  Prof. Guilherme Butler, EM