Dr. Osvaldo Cruz, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. José Alcides de Lima, 126
Bairro: NOVO MUNDO
Cep: 81050-340
Regional: Pinheirinho
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Maria Lucimara Bares Bodziak
Vice - Diretor (a): Marcio José Zanetti Bodziak
Telefone: (41)3248-4351
E-mail: emosvaldocruz@sme.curitiba.pr.gov.br

Aula de Campo no Bosque Alemão

Publicado por:  Maria Lucimaria Bares Bodziak
Bosque Alemão

AULA DE CAMPO NO BOSQUE ALEMÃO

 

Nas aulas de Literatura, havíamos conversado sobre a existência de uma biblioteca diferenciada, que trazia encantamento e magia àqueles que a visitavam. Comentei que ela ficava no meio de uma trilha, em um bosque, que nela havia bruxas contadoras de histórias e que ela ficava localizada no Bosque Alemão. Assistimos a um vídeo que mostrava o local e sua história. Isso gerou muita curiosidade das crianças, interesse por conhecer essa biblioteca e saber se a bruxa era malvada ou boa.

No dia 05/09, o 2º ano C foi contemplado pelo Linhas do Conhecimento com uma aula de campo de Literatura no Bosque Alemão.  As crianças estavam eufóricas e ansiosas, pois queriam ver de pertinho tudo o que havíamos conversado.

No ônibus, seus olhinhos demonstravam toda a alegria do momento. Ao chegar, ficaram encantados com a fonte de água que descia por escadarias logo na entrada. Lembramos um pouco da história do bosque, puderam ver de pertinho o Oratório Bach, onde acontecem alguns concertos musicais e desceram pela Torre dos Filósofos para chegar na trilha da história de João e Maria. A cada parada para ouvir um pedacinho do conto, davam gritinhos e esperavam ansiosamente a continuação. No final, até pediram para lerem para os colegas no lugar da professora.

Quando chegamos à Casa Encantada, onde fica localizada a biblioteca, sorriam encantados com a bruxinha que nos aguardava para contar a história da Chapeuzinho Vermelho. Participaram com palmas, batendo os pés, cantando, respondendo às indagações da bruxa, dando pulos e sorrisos a cada nova surpresa. No retorno à trilha, recebemos a visita de macaquinhos saguis que vieram pertinho das crianças, dando pulinhos nas árvores. Foi um momento de festa!

Ao final da trilha, vimos o portal que representa a fachada da Casa de Mila, construída por imigrantes alemães e finalizamos a visita com um delicioso piquenique entre amigos.

Professora Carla – Literatura (tarde)

 

Fonte:  E. M. DR. OSVALDO CRUZ | Autor:  Dr. Osvaldo Cruz, EM