Pilarzinho, Escola Municipal

Localização
Endereço: Rua Antonio Petruzziello, 85
Bairro: PILARZINHO
Cep: 82110-220
Regional: Boa Vista
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Siméia Araujo Brasileiro
Vice - Diretor (a): Sueli Erthal Bazani
Telefone: (41)3335-1194
E-mail: empilarzinho@sme.curitiba.pr.gov.br

Eleição também acontece na escola

Publicado por:  Samila Evelin Garai Fernandes
ELEIÇÃO

       O Brasil vive uma fase de inquietação com o processo eleitoral. Palavras como candidato, eleição, votação e democracia estão em evidência e constantemente aparecem nas rodas de conversa. Esta grande repercussão desperta nas crianças dúvidas, interesse e curiosidade em relação ao tema eleição, o que se torna um excelente tema gerador para o desenvolvimento de atividades dentro da escola que desenvolvam no estudante o senso crítico, a cidadania, o protagonismo e a construção do conhecimento relativo ao nosso país e ao processo democrático.

        Partindo deste pressuposto, o Professor Gustavo Prestini que ministra a prática de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, aproveitou este momento para estudar com os alunos da Unidade de Educação Integral Pilarzinho o processo de campanha eleitoral. Foram desenvolvidas atividades que envolveram as leis da campanha eleitoral, quais os veículos utilizados em uma campanha, as características esperadas de um candidato e de que maneira acontece a eleição.

        “Aproveitando o Robô que construímos na oficina de Robótica, os alunos do Grupo 3 tiveram que desenvolver uma campanha eleitoral para a eleição do nome do robô criando partido, escolhendo o número de votação, slogan, plataforma eleitoral e desenvolvendo cartazes de propaganda, ?santinhos’ e um texto para rádio, que foi transformado num programa eleitoral”, afirma o professor.

        A eleição aconteceu no último dia 05, envolvendo todos os estudantes, professores e funcionários da unidade. “A eleição foi realizada de forma que fosse mais próxima da realidade, as crianças tomaram a posição de mesários e conduziram todo o processo”, afirma a articuladora Josiane P. do Nascimento. A votação foi feita com auxílio do aplicativo Apertaquem que simula uma urna eleitoral. O nome escolhido foi RoboGama com 32% dos votos.

Fonte:  PILARZINHO, EM | Autor:  Gustavo Prestini