CEI Prof. Lauro Esmanhoto, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. Affonso Baroni, 175
Bairro: PILARZINHO
Cep: 82115-230
Regional: Boa Vista
Atendimento: Manhã, tarde e noite
Contato
Diretor (a): Caroline Chella dos Santos Silva
Vice - Diretor (a): Marli Pinto da Fonseca
Telefone: (41)3338-4322
E-mail: emlesmanhoto@sme.curitiba.pr.gov.br

Encontro de Gigantes

Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins
Cortejo de Gigantes

No dia 18 de maio, às 15:00, a Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto participa do Cortejo de Bonecos Gigantes no Largo da Ordem no centro de Curitiba. O evento faz parte do Projeto Lugar de Gigantes, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura com parceria da Fundação Cultural de Curitiba e da Secretaria Municipal da Educação da atriz, bonequeira e jornalista Alessandra Flores, o qual a escola foi convidada a participar no início do mês de abril.

Os estudantes da EJA e dos 4° e 5° anos do contraturno foram convidados a resgatar junto com os seus familiares e vizinhos memórias, histórias e causos do bairro Bracatinga na região do Pilarzinho. Das memórias de todos, das crianças aos mais velhos, nasceu a agricultora gigante Joana Bracatinga Esmanhoto, que representa um tempo passado, quando a região era constituída por pequenos roçados e a urbanização ainda estava em desenvolvimento. A boneca gigante de 10 quilos e 3 metros de altura ganhou vida a partir de estruturas volumosas construídas com vime e papel de seda colorido. Depois a gigante Joana foi apresentada aos estudantes e moradores do bairro em forma de cortejo com a participação da Banda Escola de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, sob a regência do Maestro Evaldo. Foi um verdadeiro espetáculo de cores, formas e sons.

Foram duas semanas de intenso trabalho, mas que envolveu com muito entusiasmo e carinho os nossos estudantes: “O projeto chegou na escola e envolveu algo inédito na vida dos nossos estudantes. A criatividade deles tomou conta, criaram personagens da história do bairro Bracatinga e em cada etapa do trabalho nós víamos um olhar de amor e alegria das nossas crianças. Trabalhar com o Lugar de Gigantes foi uma magia que contagiou toda a escola e nos envolveu com uma imensa riqueza cultural”, ressalta Caroline Chella, diretora do CEI Professor Lauro Esmanhoto. 

O cortejo reúne as gigantes das duas escolas participantes do projeto. A Joana Bracatinga Esmanhoto e a Kunhã Guaxu (mulher gigante na língua Guarani) da Escola Municipal Araucária e a participação da Banda da Escola do maestro Evaldo Pinheiro.

Parabenizamos a todos os envolvidos nesse lindo projeto cultural na nossa cidade!

 

Fonte:  Escola Municipal Professor CEI Lauro Esmanhoto | Autor:  Sofia Caroline Weiber Martins