São Miguel, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. Antonio Reinaldo Zanon, 175
Bairro: CIC
Cep: 81240-310
Regional: CIC
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Oreste Galastri Junior
Vice - Diretor (a): Eunice Fuhrmann
Telefone: (41)3245-1433
E-mail: emsaomiguel@sme.curitiba.pr.gov.br

Estudantes relatam experiências com projetos de robótica feitos em 2017

Publicado por:  Jose dos Santos de Abreu
Estudantes relatam experiências com projetos de ro ...

“2017 foi meu primeiro ano na robótica. Fui bem recebida pelo grupo e aqui aprendi a gostar de estudar. Antes, eu não me concentrava para pesquisas”. O relato sincero feito pela menina Alissa Victória Nunes, de 11 anos, estudante do 6º ano da Escola Prefeito Omar Sabbag.

Este foi um dos depoimentos que as crianças das escolas que desenvolvem projetos de robótica fizeram para a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, e aos demais gestores da área, nesta terça-feira (19/12), na sede da Secretaria Municipal da Educação. “Eu não era nem um pouco organizada antes da robótica. Com ela, aprendi a organizar meu tempo”, disse Isabeli Gulart, de 13 anos, estudante do 8º ano na mesma escola.

A secretária recebeu crianças e professores envolvidos nos projetos de robótica, pediu que eles contassem suas experiências e se emocionou com o que ouviu. “Sintam-se reconhecidos e valorizados pelo trabalho que desenvolvem”, disse a secretária aos professores, diretores e a toda a equipe gestora do projeto na Secretaria.

Ao dirigir-se às crianças, Maria Sílvia falou do impacto dessa atividade na vida delas. “Vocês são valorosos, não apenas porque são premiados em várias competições. Toda essa vivência, essa experiência no processo de desenvolvimento intelectual fará de vocês profissionais diferentes, seja lá qual for o trabalho que vão desempenhar no futuro”, disse a secretária, que também destacou a importância dessas características no ambiente da universidade.

Ela desafiou o grupo para que em 2018 os estudantes busquem entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) um que esteja relacionado aos projetos de robótica nas escolas. “Que os projetos de vocês possam resolver problemas da vida do ser humano, que possamos viver melhor, sem destruir o planeta de modo que o uso da tecnologia seja sustentável”, disse a secretária.

Autonomia 
Para os professores, o trabalho com a robótica é motivo de muita satisfação. “Devo dizer a vocês: eu não sei fazer programação. Quem faz tudo acontecer são eles, as crianças”, disse a professora Liz Cavalcante, da Escola Omar Sabbag.

O professor José Ricardo Dolenga Coelho, da Escola São Miguel, considerado o melhor técnico de robótica do Brasil durante o First Lego League, trabalha com a robótica há dois anos. Ele destacou a importância do desenvolvimento da autonomia entre os estudantes. 
“Quem faz o trabalho são eles, os alunos. Como professor, tento fazer o máximo no tempo que tenho na escola. Por isso, a importância da autonomia. E eles deram conta do recado”, disse o professor.

As crianças com altas habilidades do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professora Maria Julieta Alves Malty relataram sua experiência em competições fora de Curitiba e descreveram o processo de evolução do projeto. Elas participarão da etapa internacional do Torneio Juvenil de Robótica, em junho de 2018.
Os estudantes da Escola Júlia Amaral Di Lenna falaram do processo de desenvolvimento dos projetos na escola e as habilidades que desenvolveram, como amizade, valorização. A escola retornou neste ano ao projeto. 

As crianças da Escola Omar Sabbag falaram do projeto voltado para um sistema de irrigação subterrâneo inteligente e sustentável e pensado para o Aquífero Guarani. Eles relataram que, antes do projeto, pesquisaram diferentes soluções existentes em outros países, como o Japão e a China. Os estudantes contaram para a secretária o quanto são unidos e que a equipe da escola representa, entre outros valores, garra, sabedoria, estratégia e amizade.

Depois do evento da manhã, a secretária atendeu a jornalista mirim Júlia Pedroso, de 13 anos, do 8º ano da Escola Omar Sabbag.
Durante a tarde, a secretária receberá estudantes e professores das escolas Papa João XXIII, CAIC Cândido Portinari e Coronel Durival Britto e Silva, que também desenvolvem projetos de robótica.

Fonte:  Portal Cidade do Conhecimento | Autor:  São Miguel, EM