NRE Santa Felicidade

Localização
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Bairro: SANTA FELICIDADE
Cep: 82090-490
Regional: Santa Felicidade
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Telefone: (41)3221-2532
E-mail: nresf@edu.curitiba.pr.gov.br

Estudantes visitam museu egípcio e conhecem a cultura dessa antiga civilização

Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Estudantes  do 5° ano da Escola Municipal Foz do Iguaçu  tiveram uma aula de campo sobre a cultura egipcia no  Museu Egípcio e Rosacruz, no bairro Bacacheri.  "Gostei muito de conhecer a cultura Egipcia e a mumia Tothmea, foi uma experiência incrivel", disse Maristhefanny de 10 anos.

"O que mais me chamou atenção foi o instrumento de condenação do rei, para os egicpios o rei era como um Deus", completa Bryan de 10 anos.

Durante a aula de campo, eles entraram em contato com o conteúdo trabalhado em sala de aula, conheceram o papiro, as réplicas das esfinges e túmulos, além de observar de perto a múmia de uma dama egípcia, que viveu há cerca de 2.700 anos.

A professora Idiana, relata que a visita vem de encontro ao projeto de direitos humanos onde a turma escolheu o continente africano. Por meio de pesquisas a turma descobriu que o Egito se localiza no norte da Africa e surgiu a vontade de fazer essa aula de campo no Museu Egipcio. "A visita foi extremanete significativa ampliou conhecimentos culturais dos estudantes e contribuiu para que o projeto tivesse continuidade com exito", conclui a professora.

Após a aula de campo quando os estudantes voltaram para a sala de aula,  retomaram o conteúdo e a turma fez o papiro com escritas egipcias.

Para participar das aulas de campo é necessario a professora fazer a inscrição da turma na Página do Linhas do Conhecimento e aguardar o resultado se a turma foi contemplada.

Para calendário, incrição e  resultados CLIQUE AQUI

 

O Museu

Criado em 1990, o Museu Egípcio tem um acervo de cerca de 700 objetos, entre réplicas de objetos egípcios doados pelo artista Eduardo D’Ávila Vilela e outras peças. Entre os artigos estão máscaras funerárias, vasos, tumbas e estatuetas. Mesmo o prédio que abriga o museu tem a forma de uma mastaba, uma espécie de tumba construída durante o período do reino antigo. Já o Museu Rosacruz apresenta objetos recebidos pelos três Grandes Mestres da Ordem Rosacruz (AMORC), além de informações sobre a história da instituição.

As exposições fixas do Museu contam o cotidiano do antigo Egito, do período pré-dinástico até o fim do período faraônico. São três salas: a primeira sala traz a ideia de concepção do mundo e da vida após a morte dos egípcios, na segunda sala o foco é a vida do campo, a escrita, as construções e os cuidados com o corpo. Por último, na sala três, o visitante encontra imagens dos faraós, com objetos que pertenceram aos reis-divindades e materiais de guerra, como flechas e escudos. Vale lembrar que todas as peças ex­­postas são réplicas de objetos ar­­queológicos que estão em museus na Europa e no Egito.

 

 

Fonte:  NRE Santa Felicidade | Autor:  Sandra Mara de Lima