Vila Osternack, Centro Municipal de Educação Infantil

Localização
Endereço: R. Jundiaí do Sul, 393
Bairro: SÍTIO CERCADO
Cep: 81935-040
Regional: Bairro Novo
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Dayanne Fabrilli Gomes de Oliveira Adams Evangelista
Telefone: (41)3289-3738
E-mail: cmeivilaosternack@sme.curitiba.pr.gov.br

Fantástico Mundo dos Dinossauros

Publicado por:  Dayanne Fabrili Gomes de O. Adams Evangelista
Seminário Bairro Novo

No mês de novembro, o Núcleo Regional de Educação Bairro Novo realizou seu II Seminário de Educação Infantil, onde práticas exitosas de qualidade das Instituições Educacionais foram divulgadas para toda a comunidade. 

O espaço contou com várias exposições, de vários CMEI's e escolas, onde todo o percurso das crianças, tidas como protagonistas de sua aprendizagem na Rede Municipal, foi demonstrado. A exposição contou ainda com a participação do CMEI Vila Osternack, que trouxe o "Fantástico Mundo dos Fósseis e Dinossauros".

Após o extenso trabalho realizado com as crianças pelas professoras do Pré IIA: Luciana Korb e Silvana Mesquita, o percurso do trabalho fez parte da exposição. Durante todo o semestre as professoras trabalharam sobre fósseis e dinossauros com as crianças, que participaram das atividades por meio de experiências (onde até mesmo um vulcão surgiu na sala), levantamento de hipóteses, pesquisas que tiveram a participação das famílias, criação de uma maquete que contextualizasse de forma concreta o mundo em que os dinossauros viviam, entre outros.

As professoras também trabalham a respeito da profissão dos arqueólogos com as crianças, onde até mesmo um campo arqueológico foi montado no CMEI para pesquisa. E foi com este trabalho que o CMEI Vila Osternack participou da exposição, levando diversas experiências para o público que ali participava.

A exposição contava com um dinossauro grande, uma caverna com fósseis escondidos onde as pessoas podiam pesquisar, também um vulcão para ser ativado, além da maquete que retratava o mundo jurássico.

Trabalhar de forma lúdica e significativa é o papel da Educação Infantil, onde as mais ricas relações e aprendizagens são construídas. As mais diversas experiências proporcionadas às crianças na Educação permitem que de fato as crianças aprendam com qualidade para além do ensino meramente enciclopédico.

Fonte:  Dayanne Fabrilli Adams Evangelista | Autor:  Vila Osternack, CMEI