NRE Matriz

Localização
Endereço: Praça Rui Barbosa, 101
Bairro: CENTRO
Cep: 80010-030
Regional: Matriz
Contato
Telefone: (41)3313-5842
E-mail: nremz@edu.curitiba.pr.gov.br
Atendimento: Manhã e tarde

Mercado Municipal E.M.Professor Brandão - Pré ganha frutas dos permissionários

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos
Pré da E.M. Profº Brandão vai ao Mercado Municipal ...

No dia 28 de setembro os alunos do Pré da E.M. Professor Brandão através do Programa Linhas do Conhecimento, estiveram no Mercado Municipal para uma aula de campo.

Na escola o conteúdo trabalhado nas disciplinas de Educação Física, Ciências e Língua Portuguesa foi a alimentação saudável, os pequenos aprenderam que um corpo saudável se tem através de uma boa alimentação saudável, foram trabalhados também produtos "in natura" e industrializados, além de hortas familiares e produção em longa escala. Esse projeto iniciou no começo do ano, quando as professoras de Educação Física Vanessa e Andreia deram o pontapé inicial, com o objetivo de melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos.

As professoras Regentes Gizele Bento e Gisele deram continuidade trabalhando em sala de aula, explorando os sabores, cheiros e gostos.

No Mercado foram recebidos pelas funcionárias Claudete e Naíra, que apresentaram os espaços, corredores, puderam observar o aquário e ver de perto o peixe palhaço ou o Nemo como conhecem dos desenhos.

Na parte dos orgânicos conheceram os produtos "in natura" e os alimentos que são produzidos sem agrotóxicos, de agricultura familiar, no Box 513 Capulho Moda Orgânica, a dona da loja Rohi, saiu e mostrou os produtos orgânicos e a forma de como são confeccionados.

Para finalizar a aula de campo as funcionárias conseguiram junto aos permissionários das Bancas 1, 13, 64, 65, 71, 82. 83, 84, 85, 86 e 89 frutas para o lanche saudável, essa ação fechou com chave de ouro a aula das professoras, os estudantes experimentaram, morango, uva thompson ou sem semente como chamavam, mimosa e maçã, tudo cortado e preparado com muito carinho e capricho por Claudete e Naíra.

As crianças adoraram, a pequena Nina chegou e escolheu, "quero todas as frutas não conheço a laranjada (mimosa), mas vou provar", esse momento foi extremamente enriquecedor para esses estudantes.

O Programa Linhas do Conhecimento no Núcleo de Educação Matriz já atendeu 650 estudantes, com aulas de campo na modalidade rota e local, oportunizando à esses, uma forma de fixar os conteúdos desenvolvidos em sala pelas professoras, ampliando o conhecimento através dos espaços da cidade.

Fonte:  NRE Matriz | Autor:  Mere Helen Bezerra Rocha Alves