Pilarzinho, Escola Municipal

Localização
Endereço: Rua Antonio Petruzziello, 85
Bairro: PILARZINHO
Cep: 82110-220
Regional: Boa Vista
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Siméia Araujo Brasileiro
Vice - Diretor (a): Sueli Erthal Bazani
Telefone: (41)3335-1194
E-mail: empilarzinho@sme.curitiba.pr.gov.br

Momento cultural é retomado com a formação do povo brasileiro

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini
Momento cultural e a formação do nosso povo

    No dia 21 de março, a Escola Municipal Pilarzinho retomou o momento cultural após o momento cívico com a apresentação dos alunos do 4ºA sobre a formação do povo brasileiro. Danças típicas dos índios, africanos, alemães e japoneses foram representadas durante 6 minutos de apresentação. Em sala de aula, a atividade foi o disparador de uma intensa pesquisa étnico cultural do povo brasileiro e paranaense.

    A exibição foi organizada pela professora regente Adriana Riek em parceria com a professora de Arte, Livete Kindlemann, interligando as disciplinas de história, língua portuguesa, geografia e arte por meio do tema gerador Ocupação e Povoamento do Paraná e do Brasil. “O tema e a coreografia causaram grande expectativa e interesse em saber mais e mais sobre nossas origens. Os estudantes trouxeram muitas curiosidades e contos que enriqueceram as aulas dos componentes curriculares. Cada aula e pesquisa foi um momento único que resultou em lindos textos escritos e orais e produções artísticas extraordinárias”, afirma Adriana.

 

Momento cívico e cultural

    Durante as quartas-feiras, após o recreio, os alunos e funcionários da EM Pilarzinho  se reúnem na quadra para realizar o momento cívico, cantando o hino nacional. A cada 15 dias uma turma se organiza para expor algum tema que esteja estudando, num momento em que se oportuniza a troca de experiências e conhecimentos, por meio de uma apresentação cultural.

Fonte:  Pilarzinho, EM | Autor:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini