Vila Osternack, Centro Municipal de Educação Infantil

Localização
Endereço: R. Jundiaí do Sul, 393
Bairro: SÍTIO CERCADO
Cep: 81935-040
Regional: Bairro Novo
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Dayanne Fabrilli Gomes de Oliveira Adams Evangelista
Telefone: (41)3289-3738
E-mail: cmeivilaosternack@sme.curitiba.pr.gov.br

Paço da Liberdade descobre pequenos artistas

Publicado por:  Vilselaine Amelia Rodrigues Cicora
CMEI Vila Osternack visita Paço da Liberdade

No dia 02 de maio de 2018 as crianças da turma do Pré IIA do CMEI Vila Osternack participaram de uma proposta lúdica de Rota com o Programa Linhas do Conhecimento acompanhados pela gestora da Unidade Dayanne e as professoras Luciana e Silvana. Elas visitaram o Paço da Liberdade no Centro da Cidade de Curitiba.

Na proposta lúdica puderam observar a bela arquitetura neoclássica do Museu, a biblioteca, ouviram uma contação de história, conheceram obras de artistas que estavam expondo suas obras no local e se deslumbraram com as pinturas no teto do Salão de Atos do Museu, pintadas pelos artistas João Ghelfi, Anacleto Garbaccio e João Ortolani.

Ao ver as pinturas nos tetos, as crianças ficaram maravilhadas quando souberam que os artistas tiveram que pintar o teto deitados em um andaime. Com tanta empolgação, quiseram fazer o mesmo no CMEI...foi então que as professoras Luciana e Silvana oportunizaram a mesma experiência para elas: colaram papel kraft embaixo das mesas e permitiram que elas pintassem explorando outros planos. Terminadas as pinturas, a professora Luciana perguntou: - Agora que a gente terminou nossa pintura, onde será que a gente cola? – Então as crianças responderam como numa retórica óbvia: - No teto!

Sem dúvida as crianças tiveram uma experiência estética ao contemplar a pintura no Museu e depois puderam experimentar como é pintar deitado como os artistas. E esta pesquisa não se encerra por aqui, pois novas ideias já surgiram para se dar seguimento ao trabalho. Uma excelente proposta desenvolvida com toda a parceria do Programa Linhas do Conhecimento.

 

Fonte:  Dayanne Fabrilli Adams Evangelista | Autor:  Vila Osternack, CMEI