Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Escola Municipal

Localização
Endereço: R. Simão Brante, 1735
Bairro: UBERABA
Cep: 81580-100
Regional: Cajuru
Atendimento: Manhã, tarde e noite
Contato
Diretor (a): Maria do Socorro Hermes Morlotti
Vice - Diretor (a): Claudia Regina Forti
Telefone: (41)3278-3083
E-mail: emguilhermebraga@sme.curitiba.pr.gov.br

Projeto Ler e Pensar

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos
Projeto Ler e Pensar

     Os estudantes da Unidade de Educação Integral (UEI 1) da Escola Municipal Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, estão participando do projeto Ler e Pensar realizado pelo Instituto GRPCOM e Jornal Gazeta do Povo.

     O Ler e Pensar, é um projeto de incentivo a leitura e a cidadania que por meio da mídia jornal contribui para a formação de educadores, crianças e jovens do Paraná. Este ano o projeto Ler e Pensar também está trabalhando em parceria com o Jornal Eletrônico Extra, Extra.

     Os estudantes da UEI 1, participaram da Oficina de Astronomia realizada na Prática de Ciência e Tecnologias ampliando seus conhecimentos em astronomia e astronáutica por meio de vídeos, pesquisas feitas no laboratório de informática, e também com a utilização do jornal eletrônico. Os estudantes confeccionaram maquetes do sistema solar, foguetes, entre outras atividades.

     Foi por meio do jornal eletrônico “Gazeta do Povo” que os alunos tiveram a oportunidade de ler uma notícia atual sobre a passagem da estação espacial em Curitiba. (“Vídeos mostram Estação Espacial no céu de Curitiba; ISS vai passar de novo pela capital.” Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/videos-mostram-estacao-espacial-no-ceu-de-curitiba-iss-vai-passar-de-novo-pela-capital-7rorb9oni1nu0woqq1iykrtx6. A partir dessa notícia, os estudantes puderam conversar sobre o tema e discutir o que eles achavam que era uma estação espacial. Muitos sabiam que ficava no espaço e que para chegar até lá era preciso ir de foguete. Foi a partir da curiosidade demonstrada por eles em conhecer melhor sobre o assunto que foi proposto fazer uma pesquisa sobre a temática no laboratório de informática. O conteúdo da pesquisa foi compartilhado em roda de conversa e foi realizada uma entrevista com outros estudantes e professora sobre o que aprenderam. Confira o trecho da entrevista a seguir.

Fonte:  Luciene Cristina Fraga Lacerda | Autor:  Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, EM

Vídeo