Moradias Gramados, Centro Municipal de Educação Infantil

Localização
Endereço: Rua Doutor Pedro Zavaski, 1393
Bairro: PINHEIRINHO
Cep: 81825-000
Regional: Pinheirinho
Atendimento: Manhã e tarde
Contato
Diretor (a): Tânia Maria Misquevis Chuves
Telefone: (41)3346-6344
E-mail: cmeimgramados@sme.curitiba.pr.gov.br

Proposta lúdica no Memorial Ucraniano (Parque Tingui)

Publicado por:  Franciele Fitz
MEMORIAL UCRANIANO

 

       No dia 22/03/2018, a turma do Pré II A, realizou uma proposta lúdica, através do programa Linhas do Conhecimento, ao Memorial Ucraniano, localizado no Parque Tingui. O Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba, foi inaugurado em 1995, ano em que se comemorou o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba. No local há uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados. Ao lado da capela está o campanário, que simboliza a integração à nova terra e a importância da religião como mantenedora da unidade cultural. O memorial possui um palco e uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk.

           Iniciamos nossa visita cultural com um aquecimento e alongamento, contemplando as ações do Programa Saúde na Escola, e um delicioso piquenique, ao ar livre, ouvindo os sons dos pássaros e assistidos pelos macaquinhos saguis. As crianças ficaram encantadas com os bichos, o Marco disse que era um macaco zebra, por ele ser listrado. Ficaram tão eufóricos que queriam dividir os seus lanches com os macaquinhos.

             Em seguida, realizamos um desenho de observação da paisagem do local. As crianças foram muito criativas! Alguns desenharam o memorial, outras as flores, árvores e o macaco sagui. O Natan ficou tão encantado com o macaquinho que o desenhou e quando terminou o desenho, mostrou para os macacos que os tinha desenhado.

          Ao lado da pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk, a pedagoga Carla, falou sobre a obra com as crianças e seu significado: significa uma infinidade de coisas simples e boas que uns desejam aos outros até a eternidade. Depois, cantamos parabéns para nossa cidade que estará de aniversário no dia 29/03, como forma de desejar muitas coisas boas para Curitiba. No final, as crianças fizeram de conta que estavam assoprando um bolo e ainda queriam um pedacinho dele.

           Para finalizar, visitamos os jardins de mel do local, brincamos em meio à natureza e conhecemos as exposições de pêssankas e outras obras ali presentes que retratam a cultura ucraniana. Foram momentos de muito entusiasmo e alegria à todas as crianças, que vivenciaram experiências que certamente guardarão por toda a vida.

Professoras:  Ana Lúcia e Franciele Fitz Sampaio

Fonte:  Professora: Franciele Fitz e Ana Lúcia | Autor:  Moradias Gramados, CMEI

Vídeo