Pilarzinho, Escola Municipal

Localização
Endereço: Rua Jornalista Geraldo Russe, 275
Bairro: PILARZINHO
Cep: 82110-220
Regional: Boa Vista
Contato
Diretor: Siméia Araujo Brasileiro
Telefone: (41)3335-1194
E-mail: empilarzinho@sme.curitiba.pr.gov.br
Atendimento: Manhã e tarde

Visita a exposição Farnese de Andrade na Caixa Cultural

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos
Visita a exposição Farnese de Andrade

     No início do mês de outubro, os alunos da Escola Municipal Pilarzinho visitaram a exposição Farnese de Andrade – Arqueologia Existencial, na Caixa Cultural. Lá tiveram a oportunidade de conhecer algumas obras do artista, bem como aprenderam a técnica usada por ele.    

     Farnese de Andrade coletava materiais abandonados em praias e aterros para a criação de suas obras através da técnica de assemblagem, que constitui na união de vários objetos reciclados unidos numa única escultura. De acordo com o site da instituição expositora o artista é considerado um dos mais expressivos de sua geração, pois contribuiu de forma decisiva para a história da arte brasileira, agregando valores internacionais na construção das questões vanguardistas do século XX.

     Durante a visita, os estudantes participaram de uma oficina de assemblagem, e puderam desenvolver uma releitura com suas próprias mãos das obras de Andrade. Para a Professora de Arte, Livete Kindlemann, a aula de campo foi excelente, pois os alunos tiveram “uma visão diferente de fazer arte, pois ela não é totalmente asbtrata e utiliza materiais não usuais em sua composição”.

Fonte:  Pilarzinho, EM | Autor:  Gustavo L. de S. Prestini